A natureza ensina o ritmo do desabrochar à vida
O Festival dos Girassóis, que começou em 14 de julho, vai ser estendido por mais tempo no Parque dos Hemerocallis, em Joinville. O evento continuará por mais uma semana, até sábado, 05 de agosto. Isso porque a natureza veio ensinando que o ritmo dela é diferente. Com as chuvas e o frio intenso que fizeram nos últimos dias, além dos ventos fortes que também chegaram a Joinville influenciaram a mudança de comportamento dos girassóis.
“Nós fazemos um planejamento, usamos da nossa experiência prática dos outros plantios e anos, mas é cada dia mais claro, que Deus quem sabe de tudo, e temos que confiar nele”, conta Dario Bergemann, sócio proprietário do parque.
Para Dario, o desabrochar dos girassóis sofreu influência direta do clima, porque o manejo desde a semeadura nos potinhos ao transplantar para os canteiros foram ritmados pelos mesmos cuidados dos anos anteriores. Até a adubação dos canteiros. No entanto, os ventos, a chuva e o frio mudaram tardaram esse momento. “Como foram 28 mil sementes, agora eles estão especialmente verdes e amarelos, como se fosse um mar de girassóis”, completa Dario.
Desta forma, a família continuará com o Festival dos Girassóis até 05/08. O passeio, que pode ser feito por período ou dia inteiro a um preço único, será em meio aos girassóis abertos, com a garantia de ótimas fotos, suspiros e contato com a natureza.
Para Guilherme Gassenferth, Secretário de Cultura e Turismo de Joinville, o Parque dos Hemerocallis é um dos principais atrativos turísticos de Santa Catarina.
“Em especial, aqui em Joinville, a dedicação, o carinho e o zelo encontrados no parque em seus diferentes ambientes, é uma homenagem a todos os joinvilenses que cuidam de seus jardins particulares e ao promover dois eventos anuais o parque promove o turismo de uma forma intensa para Joinville”.
Nesses primeiros dez dias, muitos visitantes já garantiram seus registros e memórias afetivas. Muitos já fizeram pic nic, se encantaram com a beleza das flores e aproveitaram os serviços oferecidos durante o Festival. Turistas e joinvilenses são esperados e convidados ao encantamento.
Estrutura
O visitante pode tomar café, e fazer um lanche. Entre os parceiros estão o Hemerocallis Café, com suas deliciosas sobremesas, cucas e salgados bem caseiros em estilo alemão; O Le French Premium Churros, com seus deliciosos churros; o Café Caramello, com doses individuais de café creme; o Castelo do Monte, com cafés expressos orgânico, chocolates quentes, brownies e produtos sustentáveis; a Queen Doceria Gourmet com pipocas e maçãs do amor; o Himalaia com gelados; a Mãos Doces com biscoitos artesanais; e o Albert’s com seus burgers.
Os Girassóis
A espécie de girassol semeada para o festival deste ano, a Vincent ‘s Choice demora, em média, sessenta dias para começar a florir e pode chegar a 1,5 metros de altura. Ela já é conhecida pela família, mas sempre surpreende desde a germinação. A semente Vicent’s Choice foi modificada para não causar alergia a nenhuma pessoa. Ela não produz pólen e a flor pode ser trabalhada em arranjo floral. A origem da flor girassol é americana. O Festival dos Girassóis deve durar pouco mais de três semanas. Haverá ainda a venda de girassóis, de mudas germinadas e hastes florais.
Ingressos antecipados
O Parque dos Hemerocallis conta com uma política bastante ampla de meia-entrada, regras quanto a pets e acessibilidade por todo espaço para todo o público. Por isso também que algumas unidades de cadeiras de rodas estarão disponíveis, garantindo que todo visitante possa conhecer cada pedacinho deste local de contemplação em Joinville.
Entradas individuais a R$32,00 (inteira) R$16,00 (meia – 6 a 18 anos, acima de 60 anos, professores e estudantes com carteirinha), até 5 anos não paga.
Sobre o Parque dos Hemerocallis
Aberto nos anos 90 pelo casal Neusa e Dario Bergemann, o Parque dos Hemerocallis é um jardim como arte. Um lugar vivo como a natureza, onde cada detalhe é valorizado e aprimorado pelo toque humano. “Aqui te convidamos a contemplar a vida. Temos o cenário perfeito para compartilhar momentos, explorar sensações e fortalecer suas conexões com todos e com você mesmo”, descreve Dario. “Somos a diversidade e a transformação das estações, por isso estamos sempre florescendo para encantar nossos visitantes. Venha celebrar a vida com quem importa!”, reforçou Neusa, matriarca do parque.
A família é a maior produtora de Hemerocallis (famoso lírio) da América Latina e especialistas no melhoramento genético desta espécie, com mais de 35 anos de experiência em jardinagem.
Aberto o ano inteiro para as famílias que buscam um local de lazer junto à natureza, o Parque dos Hemerocallis é a diversidade e a transformação das estações, por isso cada jardim é inspirador. Na primavera e no verão tem os Sunpatiens (famosos beijinhos), as Dálias, as Lantanas e as Angelonias. Junto delas chegam as borboletas no outono, transformando o parque em um borboletário à céu aberto. Não demora muito, os Girassóis tomam conta do jardim do sol no inverno. Em seguida os Hemerocallis – a flor da beleza por um dia – expressam todo o cuidado e as experiências únicas possíveis de se viver no parque. É muita natureza para conviver e experienciar!
Agora esperamos a sua visita!
Na rua Tenente Antônio João, 4257, a mil metros de distância da Universidade de Joinville e do Garten Shopping. Abrimos de terça a sexta das 7h30 às 17h. Sábados das 9h às 17h. Domingos fechados (abrimos somente em datas especiais dos Festivais). Ingressos antecipados on-line aqui no site ou na hora em nossa bilheteria.